quarta-feira, 20 de junho de 2012

Monges e Monjas realizam caminhada ao Santuário de Aparecida



Eram seis horas da manhã quando o sino do Seminário lembrava aos monges e monjas reunidos em Aparecida, a hora da oração matinal. Após rezarem, como de costume as laudes(oração da manhã rezada por todos os consagrados), eles marcharam até o santuário de Aparecida. Um belo testemunho.

A caminhada se fez no silêncio. Religiosos de Vida Apostólica, bispos, representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entre eles, Dom Jaime Spengler, bispo referencial para a Vida Religiosa, Dom Pedro Brito, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, caminharam junto aos Religiosos.

Irmã Vilma Vitoreti, Irmã Rosa Maria e padre Mário Cesar, assessoras e assessor executivo da CRB Nacional também não ficaram para trás. A caminhada teve um grande sentido de testemunho. "Que lindo, né?" disse um motoqueiro extasiado ao ver tantos monges e monjas pelas ruas de Aparecida.


"Eu já tirei várias fotos. Tá lindo demais", disse uma romeira. "Eu quero sair nessa foto com as freiras", disse outro. E os religiosos em clima de muita alegria e simplicidade entraram na dinâmica dos romeiros com o coração voltado para a Mãe, na expectativa de chegar logo aos seus pés.

Uma missa celebrada especialmente para os participantes deste encontro foi presidida pelo cardeal dom João Braz de Aviz, prefeito da Sagrada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólicas, o qual deu licença especial para que os monges e monjas pudessem sair do mosteiro para participarem deste encontro.

Em sua homilia, dom João falou da sua satisfação em poder estar presente, ressaltou a importância da Vida Monástica para a Igreja e a sociedade. "Desde Roma, trago a bênção do papa Bento XVI para cada um de vocês", disse.

Após a Celebração Eucarística, os religiosos se encontraram no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho para momentos de diálogo com dom João Braz de Aviz e reflexão sobre a Vida Monástica cujo assessor foi dom Vital Paixão, monge beneditino.

Os Religiosos encerram o dia com a reflexão trazida pelos assessores da tarde, o jornalista de 'O Globo", Luiz Paulo Horta que refletiu sobre a importância deste estilo de vida para a Igreja e a sociedade nos tempos atuais, com o tema: Palavra de uma pessoa "de fora", leitura crítica do que ouviu" e Irmã Vera, abadessa beneditina do Mosteiro das Beneditinas de Salvador-BA que refletiu sobre o tema "contemplação sapiencial da realidade".


Nenhum comentário:

Postar um comentário