sexta-feira, 15 de junho de 2012

Pronto para começar o Encontro Nacional da Vida Monástica e Contemplativa


 Vindos de todas as partes do Brasil, monges e monjas se encontram em Aparecida-SP para refletir a identidade, a mística e a missão da Vida Consagrada


Por Rosinha Martins| Começa na manhã desta sexta, 16, o Encontro Nacional da Vida Monástica e Contemplativa. Monges e Monjas das mais diversas Ordens e Mosteiros do Brasil se reúnem para pensar juntos sobre o seu estilo de vida e partilhar suas experiências.


Uma equipe de acolhida foi organizada pelo núcleo da Conferência dos Religiosos de Aparecida para o serviço de acolhida e hospedagem solidárias. 

Com o tema "Nossa Pátria é o céu", o evento acontece no Seminário Santo Afonso dos Missionários Redentoristas, na cidade de Aparecida-SP e é organizado por representantes da Vida Monástica e Contemplativa, pela CRB Nacional e CNBB. Dentre as atividades a serem realizadas estão a oração, momentos de reflexões com palestristas diversos, Celebrações Eucarísticas, Vigílias de oração,  encontro com a Vida Religiosa Apostólica e uma Celebração Eucarística transmitida para o todo o Brasil pelas TVs e Rádios para mostrar o rosto oculto daqueles e daquelas ordinariamente  vivem no escondimento das clausuras. 


"Antes de começar propriamente o encontro, só o fato de ver e presenciar a chegada de monges e monjas de todo o Brasil com o  com o sorriso nos lábios, seus diferentes trajes e expressões de alegria, para mim, já é uma vitoria, o que significa que já ganhamos o encontro", disse Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo da Arquidiocese de Palmas-TO e Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.



Para a presidente da CRB Nacional, Irmã Márian Ambrósio, a presença dos contemplativos é testemunho forte da presença de Deus.
"Nesse momento do final da tarde, da acolhida da Vida Religiosa, eu ouço as vozes femininas e masculinas  da Vida Contemplativa cantando e, como um grande coral que é um dos símbolos mais bonitos da comunhão, o tom diferentes, na palavra diferene quando todos se unem ao redor do Mestre, se constrói uma coisa muito bonita. A Vida Contemplativa desde o momento que está chegando, testemunha a presença forte de Deus no meio de nós. O hino que eles cantam “nossa pátria é o céu, nos chama para um compromisso muito definitivo com valores duradouros, com a capacidade de assumir a causa de Jesus e a causa do Reino. É um pouco isso que sinto e que me emociona muito nesse momento de abraçar cada pessoa consagrada que está chegando aqui no Seminário”, relatou.


Para a presidente da CRB Nacional, Irmã Márian Ambrosio, a presença dos contemplativos é testemun   De acordo com o Abade Emérito Cisterciense, Dom Luis Alberto, um dos grandes objetivos do encontro é dar visibilidade à Vida Monástica e Contemplativa no Brasil além de permitir aos participantes refletir sobre o sentido da identidade, mística e missão da Vida Religiosa Monástica e Contemplativa hoje e estimularem-se mutuamente através da troca de experiências. Espera-se que um dos frutos deste evento seja  o aumento das vocações para essa forma de Vida Consagrada. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário